• WhatsApp

Soluções de Transmissão / Streaming para Titulares de Direitos de Futebol de Campeonatos Inferiores e Amador

Aprenda a transmitir seus jogos ao vivo da maneira mais fácil!

mycujoo

Por Shoko Tsuji

Deixe-nos saber se isso soa familiar: você é um clube, liga ou federação de futebol. Você participa ou organiza diversas competições de vários níveis, gênero ou faixa etária. Cada uma dessas competições atrai um determinado público - variando de milhares de espectadores a apenas familiares dos jogadores, mas esses jogos não tem cobertura pela televisão local. Aparentemente, você não tem opções para levar seus jogos ao público interessado - sejam seus fãs, seus jogadores, suas famílias, treinadores. Você já ouviu falar dessa coisa chamada “streaming ao vivo” e é uma alternativa que você gostaria de explorar, mas não sabe por onde começar.

Transmissão de um evento esportivo - o que você sabe sobre isso?

A esmagadora maioria dos organizadores de eventos de futebol está lutando com a transmissão de seus jogos como meio de desenvolver suas atividades.

Para a maioria dessas partidas, como estão organizadas dentro do que chamamos de "cauda longa" - competições ou eventos cujo valor (percebido) é muito baixo para gerar interesse por parte das emissoras - essa ausência de interesse das emissoras representa uma barreira quase impossível de atravessar. Sua principal função e objetivo é treinar jogadores e organizar partidas e você mal tem recursos suficientes para fazer essas duas coisas corretamente e agora precisa adicionar produção de vídeo às suas responsabilidades do trabalho... Sério?

Tecnologia e progresso andam de mãos dadas (na maioria das vezes) para facilitar os processos para pessoas e organizações. Atualmente, a transmissão de uma partida de futebol pode ser feita de inúmeras maneiras. As possibilildades de transmitir seus jogos para públicos em potencial não é mais definida ou restringida pelo volume de sua audiência.

Se uma pessoa quer assistir seus jogos - isso é motivo suficiente para transmití-los.

Transmissão ou streaming ao vivo - existe diferença?

Live streaming on mycujoo

Vamos analisar algumas definições juntos. Existe alguma diferença entre transmissão e streaming ao vivo? Na verdade, não - essencialmente, as duas palavras descrevem o mesmo conceito: enviar conteúdo "ao vivo" (ou o mais próximo possível ao vivo) para os espectadores. No entanto, particularmente no contexto de conteúdo esportivo, os termos transmissão / emissora têm sido tradicionalmente usados ​​para descrever emissoras de televisão, enquanto o streaming ao vivo está sendo usado como um diferenciador para descrever as transmissões diretament pela Internet. Como dono dos direitos de conteúdo (veja a nota na parte inferior), você pode "transmitir" para uma TV local e também "transmitir ao vivo" em uma plataforma online, como o MyCujoo.

Dependendo do conteúdo, como detentor dos direitos, você pode exigir que as emissoras produzam o conteúdo para você como parte do contrato de transmissão mas, principalmente, para competições menos importantes, a responsabillidade da produção recai sobre o dono dos direitos. Isso pode parecer uma missão impossível: "Posso replicar a qualidade de transmissão da TV?"

Esta não é a pergunta certa a ser feita. Depende de seus recursos e capacidades - e, na verdade, existem muitas opções disponíveis para você criar sua própria capacidade de produção e distribuição da maneira mais flexível possível. Vamos dar uma visão geral dessas opções!

O mundo mais fácil: transmitindo com o seu celular no MyCujoo

Isso pode parecer clichê, mas é uma realidade atual para o futebol: qualquer pessoa pode se tornar um produtor de conteúdo. Mais de 95% da população brasileira possui um celular e a tecnologia das câmeras para smartphones evoluiu a um nível de qualidade tão alto que pode ser usada para criar conteúdo - e não apenas o conteúdo do tipo "sua filha tira uma selfie com a Cristo Redentor ao fundo" - e sim conteúdo para ser "distribuído para um público mais amplo". Se um diretor de Hollywood acha que um telefone é bom o suficiente ...

Se você tiver recursos extremamente limitados, basta usar seu próprio smartphone pessoal (e uma conexão estável à Internet - 4G é melhor que Wi-Fi para estabilidade - e de 2 a 3 GB de dados) para transmitir uma partida completa. A Internet é a chave aqui - a velocidade mínima de upload necessária é de 2,5 Mbps, embora abaixo disso ainda seja possível, com uma qualidade um pouco inferior para os espectadores. Essa opção também apresenta a vantagem de ser extremamente flexível e rápida de instalar.

Então se você tem seu celular com internet, você está pronto para clicar em "ao vivo". Agora você precisa saber onde isso vai dar. Existem muitas plataformas que permitem transmitir ao vivo e pode ser tentador raciocinar em termos de "onde está minha audiência" como um critério orientador. No entanto, esta é uma decisão míope. Primeiro, realmente não é sua audiência. Essas plataformas estão apenas permitindo que você acesse a audiência deles. E isso faz uma enorme diferença para você.

Segundo, essas plataformas não fornecem recursos específicos para futebol ou esportes, que o ajudarão a aumentar a qualidade da produção. Gráficos customizados (placar e cronômetro), marcação de melhores momentos e geração de estatísticas ... todos são recursos que os espectadores já estão acostumados e esperam na transmissão de uma partida de futebol. Esses recursos não apenas estão prontamente disponíveis no MyCujoo, mas também podem ser ativados em tempo real e diretamente através do celular, graças à nossa ferramenta de operador solo.

Assim como na TV: a configuração da câmera
Ah - usando um smartphone, isso deve ser apenas para amadores.

Isso não poderia estar mais errado. Nossa tecnologia é relevante desde um espectador até para milhões - apenas acreditamos que um tamanho não serve para todos e, portanto, nos adaptamos. O equipamento que você deseja usar é aquele que funcionará no MyCujoo, e não o contrário. Se você tiver os recursos e a necessidade, opções mais avançadas são totalmente compatíveis com nossa tecnologia.

Live streaming on mycujoo

Vamos explorar algumas situações. Você pode estar interessado em comprar uma câmera de vídeo ou já possui uma. O streaming ao vivo com uma câmera de vídeo requer uma configuração um pouco mais complexa e pelo menos duas pessoas para operar, mas permite uma produção de melhor qualidade e utilização do zoom com facilidade.

Se esse é um caminho que você deseja explorar, e após diversos ​​testes com soluções diferentes, sugerimos a seguinte configuração: 1) Câmera de vídeo com entrada / saída HDMI, 2) roteador 4G ou Ethernet, 3) tripé e 4 ) dispositivo de streaming. Somos bastante flexíveis com as câmeras, roteadores e tripés, desde que tenham as especificações mínimas necessárias (consulte os requisitos de equipamento aqui). No entanto, em relação aos dispositivos de streaming, recomendamos um dispositivo específico da marca Cerevo chamado LiveShell, pois é fácil de operar, econômico e permite que, caso necessário, possamos ajustar remotamente as configurações.

Mais uma vez, a tecnologia e a plataforma do MyCujoo oferecem um alto grau de flexibilidade - somos compatíveis com todos os dispositivos de streaming existentes no mercado. Além disso, diferentemente dos dispositivos de captura presente em alguns computadores, a configuração que recomendamos não exige o uso de software externo adicional ou conexão direta da câmera de vídeo a um laptop. Nosso estúdio de conteúdo - a interface online em que a partida será "produzida" ao marcar os melhores momentos da partida, como gols, faltas, etc. - pode ser operado remotamente, com condições de internet estáveis sendo o único requisito. Isso significa que o operador da câmera precisa estar no estádio, mas o "produtor" não precisa e pode fazer isso desde seu escritório ou em sua casa.

Melhore sua produção - encante seus fãs

Quando você se sentir confortável com a operação de streaming, várias opções estarão disponíveis para enriquecer a experiência dos espectadores. Uma maneira relativamente fácil de adicionar mais valor são comentários ao vivo. Tudo o que você precisa fazer é conectar um microfone ao celular ou câmera de vídeo antes que a transmissão ao vivo comece e verificar se o microfone está captando a voz do comentarista e o som ambiente do estádio.

Você também pode estar interessado em explorar a produção com várias câmeras para aumentar seu nível de produção à medida que se sentir confortável o suficiente com uma câmera e tiver os recursos para ir além, ou seus fãs já estavam acostumados a uma produção com várias câmeras e você sente que a expectativa deles é manter esse tipo de produção. Nessa situação, podemos desempenhar um papel de aconselhamento - não pense que várias câmeras são uma obrigação. Embora melhore o nível da transmissão e possa ajudar na narrativa, principalmente durante os períodos de inatividade da partida, não é um requisito absoluto - mais de 85% das imagens ao vivo mostradas durante uma transmissão são na verdade da câmera principal e central. Além disso, as operações com várias câmeras acarretam custos significativos.

Essas são apenas algumas das muitas opções disponíveis no mercado que recomendamos, com base em nossa experiência com clubes e ligas em todo o mundo. Recomendamos que você escolha a solução que melhor se adapta à sua realidade, levando em consideração o equipamento, mão de obra, orçamento e condições de Internet disponíveis. E, claro, o MyCujoo estará ao seu lado para tornar essa experiência a mais bem-sucedida possível.

Shoko Tsuji
Gerente de Parcerias - MyCujoo

(1) Nota: se você organizar uma partida, você é titular dos direitos de conteúdo. Mesmo que essa partida seja entre crianças no parque, tecnicamente você detém os direitos desse conteúdo... Não subestime o potencial!